ATL 2017

ATL 2017

terça-feira, 8 de maio de 2012

Povos indígenas contra os 500 anos de escravidão – contra a PEC da escravidão
Perto de 500 pessoas dos movimentos sociais e políticos lotaram o auditório Nereu Ramos , na Cama dos deputados,nesta manhã do dia 8. Tratava-se de importante e representativa manifestação dos setores combativos no campo e na cidade. Aí estavam irmanados contra a PEC da escravidão. É vergonhoso que em pleno século 21 ainda se esteja tentando votar um texto pela erradicação do trabalho escravo. Essa PEC  está engavetada há 11 anos no Congresso, e seu conteúdo já deveria ter sido eliminado hà 121 anos, com a “abolição da escravatura.
Palavras de ordem lembravam a luta popular e seus heróis na luta por transformações profundas, rupturas com o projeto escravocrata, discriminador, preconceituoso e é sustentado por uma elite econômica e política em nosso país. Temos uma classe ruralista das mais reacionárias e retrógradas. Contra esse regime ancorado e sustentado no capitalismo neoliberal, é que se insurgem os oprimidos no campo e na cidade. E o Congresso, com seus minoritários setores progressistas, e outros humanistas contrários há exploração do trabalho escravo.  Os índios, juntamente com os negros estavam na primeira fila. Os sem terra e várias correntes sindicais e representantes de movimentos sociais, fizeram a bonita, atenta e barulhenta manifestação. “Chega de corrente, abaixo a escravidão”,  “Dignidade acima da propriedade.” “Vida acima do lucro”, é o que diziam algumas faixas e slogans.
A liberdade foi decantada e ecoou em alto e bom som. Resta agora transformar essa energia e união em ações de transformação da sociedade, superação de todos os ranços do colonianismo e construir um novo projeto, plural e igualitário, com justiça e dignidade para todos.
Brasilia, 8 de maio de 2012


Caciques, pagés e lideranças indidgenas do Acre: Nos ouçam

Caciques, pagés e lideranças indidgenas do Acre: Nos ouçam

A delegação de 40 caciques, pagés e lideranças de 6 povos indígenas do Acre, continuam sua acre maratona pelos corredores do poder e da burocracia. Passaram a noite acampados na Funai, aguardando que a presidente receba os documentos que estão trazendo. Hoje será o dia de marcarem presença e quebrarem a monotonia dos tapetes verde e azul, com as  lindas cores  dos cocares, colares e pinturas corporais.
Boa sorte à delegação e que consigam amolecer os endurecidos corações dos parlamentares