ATL 2017

ATL 2017

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vivam os Povos Indígenas



Vivam os Povos Indígenas
Após um dia exaustivo e pouco gratificante , em que os ouvidos da burocracia pareciam moucos e os olhos do poder executivo estavam obcecados pela poeira da aceleração do progresso a qualquer preço, a delegação de indígenas das várias regiões no país, chegou ao Centro de Formação Vicente Canhas,  com razões para o sorriso secular. Para além do decreto de extermínio, existiam razões para comemorar. A midia havia publicado tornando oficialmente reconhecidos 305 povos indígenas com a população de quase  um milhão de pessoas falando 270 línguas. Ou seja os pífios e estáticos dados manipulados pelas colonialistas estatísticas oficiais, repetidas desde os meados do século XX, finalmente estavam sendo atualizados. E para a surpresa de muitos.o número de povos  e línguas indígenas aumentaram em mais de 25%. Ou seja, dos 220  povos falando 180 línguas, passou a ser reconhecido a existência de 305 povos e  270 línguas indígenas.
"Povos Indígenas: aqueles que devem viver"
Nesse mesmo dia, estavam reunidos a comissão encarregada pelo Cimi de delinear um manifesto da entidade, por ocasião do Congresso de comemoração dos seus 40 anos. Seria também a oportunidade de dar visibilidade ao documento "Y Juca Pirama: o índio aquele que deve morrer", lançado no final de 1973, como documento de urgência, denunciando o processo genocida e de extermínio em curso pelo então projeto da ditadura militar-civil.

Ficou definido que seria elaborado coletivamente e publicado um "manifesto contra o decreto de extermínio", denunciando o processo nestas quatro décadas. O Y Juca Pirama: O índio aquele que deve morrer", não apenas ultrapassou os decretos de morte e extermínio, mas os povos indígenas são aqueles que devem viver. Eles estão não apenas vivos e entre nós, mas são hoje protagonistas e atores políticos presentes nos processos sociais de construção de uma nova sociedade. Nunca mais decisões colonialistas sobre os povos indígenas, nunca mais um Brasil sem contar positivamente com a contribuição desses mais de 300 povos com sua sabedoria, valores, sua organização social e suas legislações e direitos.
Borracha neles
Enquanto isso no Mato Grosso do Sul, mais um bombástico anúncio de investimentos e progresso no Estado. A revista Valor Econômico anuncia o investimento de mais de um bilhão de reais. A Cautex Florestal pretende instalar uma usina de beneficiamento de borracha e o plantio de milhões de seringueiras (hevea ), inicialmente no município de Cassilância no Mato Grosso do Sul. As obras serão ainda iniciadas este ano. Inicialmente se prevê o plantio de 40 mil hectares. Porém, como o hectare plantado com seringueira é quatro vezes mais rentável do que o hectare plantado com cana, a previsão é de se chegar ao plantio de um milhão de hectares. Diante de mais esses fabulosos investimentos, surgem uma série de perguntas. Será que a expansão de mais essa atividade anunciada como altamente rentável, se restringirá  à região onde irá iniciar a ocupação?.  Porque não se concluem urgentemente a demarcação das terras indígenas antes de se anunciar investimentos bilionários?
Os Kaiowá Guarani da Terra Indígena Arroio Korá, no dia internacional dos povos indígenas, 9 de agosto, cansados de esperar pela decisão judicial, retornaram a uma parte de seu tekohá (terra tradicional). Porém, os fazendeiros e pistoleiros atacaram o acampamento  sendo que  o indígena Eduardo Pires "não conseguiu fugir e está desaparecido..."
"Está comprovado que a terra é nossa, não pode ser assim de continuar matando os Guarani, mas se é para morrer por nosso tekoha, vamos morrer tudo agora", disse o indígena que quando falou com a equipe de jornalismo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). ( sitio eletrônico)
Egon Heck - www.egonheck.blospot.com.br
Povo Guarani Grande Povo
Cimi 40 anos, agosto de 2012