ATL 2017

ATL 2017

sábado, 26 de junho de 2021

Rosalino Ortiz, querido Guerreiro Guarani Nhandeva.

Por Egon Heck, Cimi MS 


Ontem dia 25, a terra sagrada de teu povo te chamou de volta para seres mais um guardião desse chão pelo qual lutaste por várias décadas. Fostes aguerrido quando se tratava da luta pela terra e sagrados direitos. Não hesitava em partir para a guerra conclamando teu povo para serem força junto ao Nhande Ru Delosantos Centurião.

Na retomada da terra indígena Yvy Katu/Porto Lindo lutastes heroicamente para garantir um futuro para os netos de teu povo.




Muitas lutas pela frente, agora és um guerreiro de asas chamado pelo Nhande Ru para continuar a luta, agora em outra dimensão.

Fica a saudade dos inúmeros encontros, reuniões, viagens, rodadas de tereré e chimarrão, dos telefonemas para atualizar as informações nas trincheiras da esperança ou apenas para desejar um boa noite.

Lembro com imenso carinho das longas conversas sobre a recuperação dos diversos tekohá, quando no início da década de 80 fizestes com os rezadores e lideranças o planejamento do retorno ao seu território tradicional, resultando no êxito de todas as ações, sem nenhuma morte de seus líderes. Isso só foi possível com muita reza e ritual.

No pátio de sua casa, numa Aty Guasu realizada em 2007, após constatar a total falta de demarcação por parte do governo, foi feito a relação de 39 terras indíg
enas Guarani e Kaiowá para serem demarcadas. No dia seguinte um ônibus com caciques e lideranças foi a Brasília exigir providencias imediatas. Foi então que se constituiu o CAC (Compromisso de Ajustamento de Conduta) e posterior a publicação das portarias dos GT, para demarcação das terras Guarani e Kaiowá.

Rosalino, você voltou para a terra sem males sem ver a sua terra definitivamente demarcada. O seu coração parou mais a luta continua. Nos solidarizamos a sua família, seu povo. Assim também nos solidarizamos a todos os povos que perderam seus entes para a COVID19.

O CIMI nestes 50 anos de história reafirma o compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas.



Dourados, 26 de junho de 2021.

Fotos Egon Heck/Cimi