ATL 2017

ATL 2017

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Brasil nas trilhas


Muitas vezes somos surpreendidos com a expressão “precisamos colocar o país nos trilhos”. Não ensejamos falar de uma situação de algo “descarrilhado” e que mineiramente desejamos ajudar a colocar o trem no trilho, uai!
Queremos falar  de rara beleza nas trilhas da Chapada Diamantina, na Bahia. No rastro dos garimpeiros, do início do século passado,  brotaram íngremes caminhos e sôfregos povoados. Em meio às rochas de mais de um bilhão de anos, os diamantes foram sendo procurados com a ansiedade de quem vai ao pote com muita sede  e fica rico, ou permanece lascado. Um século depois aí encontramos frondosas montanhas  e vales de heroica resistência banhadas de águas cristalinas, cachoeiras espetaculares e monumentais formações rochosas.
Não é possível andar nessas trilhas sem se deixar envolver pelo encanto desse Brasil ainda por poucos conhecido. Afinal de contas a nossa classe dominante ainda continua de costas para esse país profundo e belo.  A maioria dos pacotes turísticas continuam sendo para Las Vegas, Disney, Europa...onde é possível esbanjar dinheiro acumulado às custas do trabalho e suor do povo brasileiro.
As trilhas de encantadoras maravilhas por esse país afora, continuam envoltas em poeira e descaso das alquebradas secretarias de turismo.  Talvez seja essa uma das razões que mantém a natureza quase intacta,  e vista, sentida e apreciada por pouca gente.

Um deslumbre a cada passo

Tivemos a felicidade de  usufruir  do privilégio  de  passar alguns dias nos deliciando  com as caminhadas nas trilhas dessa beleza. Depois de algumas horas de  subidas e descidas 

subitamente somos agraciados com espetáculos indescritíveis.
São flores dando as boas vindas com seus suaves abanos, são as límpidas águas se esparramando em nossa frente, em irresistíveis convites para um mergulho,  são as serras majestosas vistas num ângulo de 360 graus, é o sol se esparramando por sobre as montanhas, enchendo a alma de sentimentos de gratidão e louvor ao autor de espetáculos tão emocionantes.
Seguindo nossas caminhadas pudemos observar uma tênue  quantidade de água se precipitando em mais de 350 metros de queda, transformando-se em fumaça no meio  do caminho. É a espetacular cachoeira da Fumaça. Em frente um colossal paredão de rochas, nos dá a dimensão de nossa pequenez  diante do espetáculo que vislumbramos. Seguindo em outra direção chegamos à cachoeira da Purificação.  Suas águas geladas desafiam a nossa coragem de um sagrado ritual  de purificação de nosso corpo, nossa mente e nosso espírito.



E assim nosso grupo de caminhada com um pouco mais de 20 pessoas de várias regiões do país, fomos saboreando as belezas, armando e desarmando nossas barracas e carregando-as até mais de mil metros de altitude, em sintonia com a natureza e suas energias.  Nos topos das montanhas um vento gélido nos envolvia durante a noite.  Os trovões, raios e chuva, com suas roucas vozes e luzes intermitentes, foram nos  abençoando. Pisamos leve e livres no chão da
Chapada Diamantina. Nos sentimos revigorados e oxigenados em nossa  esperança e compromisso  com a luta pelos direitos da Mãe Terra e justiça para todos os povos e vida do planeta Terra.

Egon Heck
Grupo da “Caminhada Troca de Saberes
Brasilia, 27 de janeiro de 2015